10 hábitos saudáveis para a saúde mental do cristão

Hábitos saudáveis para a saúde mental

Quando falamos de hábitos saudáveis para a saúde mental, não queremos dizer que você se livrará de todos os problemas com uma fórmula mágica. Como todo bom cristão sabe, não existe paz nesse mundo.

O que propomos aqui são exercícios para o dia a dia. Assim, sua mente vai se fortalecendo e Deus aumentando. Com esses hábitos, em certo momento, você vai perceber duas coisas: primeiro, o quanto o Poder de Deus é grande e segundo, que sua mente vai ficando forte com o tempo. Como resultado, os problemas continuarão lá, mas sua capacidade de entender eles e enfrentá-los mudará muito.

Entenda que não vai ser fácil, porque isso requer paciência e dedicação. Já que seus hábitos e problemas atuais são reflexos de uma vida inteira de comportamentos ruins e auto sabotagens. Por que então esperamos que mudá-los seja rápido? Isso já é reflexo da ansiedade, por exemplo. Apenas saiba que não importa o quanto seja difícil, vai valer a pena.

Dito isso, encontre abaixo atitudes comprovadas de hábitos saudáveis para a saúde mental. Com um tempo de prática, elas transformarão sua vida espiritual e pessoal. Vamos conhecê-las?

Os dez hábitos mais importantes para a saúde mental do cristão são:

  • Gratidão;
  • Ouvir mais e falar menos;
  • Humildade e gentileza;
  • Reverência por Deus;
  • Cuidado com a saúde;
  • Servir os outros e ser tolerante;
  • Orar ao invés de se preocupar;
  • Ler a Palavra de Deus;
  • Fugir da imoralidade sexual;
  • Lembrar que Deus está com você.

1 - Gratidão: talvez o melhor  dos hábitos para a saúde mental do cristão

"Em tudo dai graças; porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco."

1 Tessalonicenses 5:18

Sua vida pode estar bem difícil, mas seja grato e isso te fará enxergar a luz onde parece não ter. Por isso um dos principais truques do inimigo é nos cegar para a gratidão. Como resultado, vamos afundando nos problemas e ficando cada vez mais sufocados.

Exercite a gratidão. Seja grato por ter outro dia, pois é uma nova oportunidade. Ou ainda,  agradeça pelas necessidades básicas que foram atendidas, como o alimento por exemplo ou um lugar para dormir. O que aconteceria se você não tivesse essas coisas? Existem pessoas neste mundo que não têm o que precisam, por alguma razão você foi abençoado, por isso, ore pelos que não têm.

Ser grato desvia o foco dos problemas. Acima de tudo, é entender  as dádiva de Deus e que Ele está com você, sendo soberano sobre todas as coisas. Seja conectado com Ele através da gratidão. Como resultado, sinta como Ele conduz tudo em sua vida de forma poderosa.

2 - Seja lento pra falar e rápido para ouvir

Ouvir antes de falar
Devemos tentar entender o outro e interpretar o que ele quer dizer antes de reagir.

"Meus amados irmãos, tenham isto em mente: Sejam todos prontos para ouvir, tardios para falar e tardios para irar-se,"

Tiago 1:19

Note o que a palavra de Deus diz em Tiago: Ouça mais, fale menos. Ou ainda: interprete a situação, antes de agir. Pode parecer algo óbvio, mas por que não seguimos? Quantos problemas poderiam ser evitados se ouvíssemos mais? Rancores, más interpretações, julgamentos, iras, confusões, podem ser eliminados apenas seguindo esse conselho.

Portanto, tente resistir ao impulso de falar e responder muito rápido. Respire fundo e segure esses pensamentos iniciais. Assim, é possível ouvir os pensamentos da outra pessoa antes de transmitir a resposta. Isso é fundamental, pois nossa mente geralmente está cheia de sujeira que muitas vezes atrapalham diálogos simples.

Após ouvir, tente começar com algo como: "Você pode me contar mais? Como você se sente sobre isso?" As perguntas transmitem compaixão e isso gera retorno. A conversa fluirá de forma mais tranquila e verdadeira.

Neste mundo, as opiniões estão cada vez mais rápidas e sem filtro. Muitas vezes as falas são mais sobre como a pessoa está se sentindo do que uma troca de informações simples. Sendo assim, interpretar o momento é garantir que todos tenham tempo para se expressar com calma.

3- Seja humilde e gentil

Não façam nada por interesse pessoal ou por desejos tolos de receber elogios; mas sejam humildes e considerem os outros superiores a vocês mesmos. Que ninguém procure somente os seus próprios interesses, mas também os dos outros.

Filipenses 2: 3-4

Deus mostra que devemos ser humildes e gentis nas interações diárias. Por isso, esquecer de nós mesmos faz bem para a mente também. O egoísmo é um dos motores de destruição de vidas, relacionamentos e de nossa conexão com Deus.

Além do bem-estar que ajudar alguém te proporciona, ainda existe a seguinte premissa: Se você procurar ajudar outra pessoa, suas necessidades também serão atendidas. Alguns dizem que a pessoa se sente em dívida com você e um dia a bondade volta. Mas você não deve esperar isso dela. Apenas fazer por saber que essa é a vontade de Deus e isso que trará bênçãos à sua vida.

Além disso, veja o exemplo de Cristo. Ele não veio ao mundo para se mostrar grande, mesmo Ele já sabendo quem era. Assim, Sua vinda ao mundo foi para ajudar e salvar outras pessoas.

4 - Tenha reverência por Deus, isso ajudará na busca por hábitos saudáveis para a saúde mental

Revencia na presença de Deus
Ser reverente é entender a grandeza de Deus e nossa insignificância, isso ajuda a enxergarmos nosso lugar.

Quando Daniel soube que o decreto tinha sido publicado, foi para casa, para o seu quarto, no andar de cima, cujas janelas davam para Jerusalém e ali fez o que costumava fazer: três vezes por dia ele se ajoelhava e orava, agradecendo ao seu Deus.

Daniel 6:10

Quando exercitamos nossa percepção para entender a grandeza de Deus, mudamos nossa mente. Quando olhamos para Ele, as coisas parecem menores e isso é confortante nesse mundo bagunçado.

Tenha o hábito de mostrar reverência e agradecer a Deus diariamente. Não importa o que esteja acontecendo no mundo. O caos está sempre vivo por aí, mas Deus é o antídoto. Deixe a paz dEle entrar no coração e o caos ficará do lado de fora.

5 - Cuide da saúde e exercite-se diariamente

E assim, queridos irmãos e irmãs, imploro que entreguem seus corpos a Deus por causa de tudo o que Ele fez por vocês. Que eles sejam um sacrifício vivo e santo - o tipo que ele achará aceitável. Esta é realmente a maneira de adorá-lo. 

Romanos 12: 1

Cuidar do corpo e da saúde também é vontade de Deus. Como resultado, estaremos tornando nossas mentes mais saudáveis para entender Sua vontade em nossas vidas.

A falta de sono, ansiedade, memória ruim, irritabilidade e muitos outros males estão associados à má nutrição, falta de exercícios e costumes errados. Se não tivermos uma mente bem nutrida, não conseguiremos colocar em prática muitos hábitos saudáveis para a saúde mental e isso afeta inclusive nossa comunhão com Deus. Por fim, se isso atrapalha nossa vida espiritual, podemos, inclusive, estar pecando.

O exercício físico tem algum valor, mas exercitar-se na devoção é muito melhor, pois promete benefícios não apenas nesta vida, mas também na eternidade.

1 Timóteo 4:8

Esse verso diz que treinar a mente e espírito para a piedade é mais importante do que o treinamento físico. Primeiro, temos que entender que a piedade é mais importante porque durará por toda a eternidade. Mas a atividade física também é boa para esta vida. Seus corpo físico honra a criação de Deus.

6 - Sirva aos outros e seja tolerante com eles em amor

Abraçar outros saúde mental
Servir os outros também traz um sensação de paz e felicidade.

Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Não useis então da liberdade para dar ocasião à carne, mas servi-vos uns aos outros pelo amor.

Gálatas 5:13

Suportem-se uns aos outros e perdoem as queixas que tiverem uns contra os outros. Perdoem como o Senhor lhes perdoou.

Colossenses 3:13

Olhar para os outros com mais frequência do que para nós mesmos é vontade de Deus. Com isso, notamos menos nossos problemas e enxergamos que temos parceiros nas angustias da vida.

Somos livres para viver como entendermos por certo, mas as coisas que desejamos fazer devem ajudar os outros de alguma forma. A liberdade aumenta quando ajudo os outros a serem livres também.

Da mesma forma, lembre-se que cometemos erros o tempo todo. Deus graciosamente nos perdoa quando nos arrependemos. Portanto, perdoe os erros dos outros também.

7 - Ore ao invés de se preocupar, um dos hábitos saudáveis para a saúde mental

Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus.

E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o coração e a mente de vocês em Cristo Jesus.

Filipenses 4: 6-7

Ore no lugar de se preocupar. A preocupação é perda de tempo. Não faz nada, exceto gerar ansiedade. É uma tendência natural, mas converse com sua mente e convença ela de que se preocupar é desnecessário. Então, transforme os mesmos pensamentos em uma oração ao Deus vivo.

Ele quer que você experimente Sua paz. Em vez de pensar, "Por que isso está acontecendo?", pense, "Senhor, posso nunca saber o porquê disso, mas tenho confiança de farás disso algo bom."

8 - Leia a Palavra de Deus

Ler a bíblia é um hábito saudável para a mente
Ler a Bíblia exercita o cérebro e nos comunica a vontade de Deus.

Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido.

Josué 1:8

Saiba que todas as respostas que você precisa estão na Bíblia. Inclusive estudar ela e examiná-la no cotidiano te deixará mais sábio e ciente do que Deus quer. Isso evita angústias sobre a própria resposta dos Céus. Se Deus já disse na Bíblia qual é sua vontade, não espere uma resposta diferente. Ter esse norte nas questões de vida fortalece também a mente.

Você pode aprender algo da Palavra de Deus todo dia, meditando e criando novas perspectivas. Aprenda, por exemplo, sobre a esperança e a paz de Deus. E ainda que Satanás pode sim vencer algumas batalhas, mas Deus sempre vence a guerra.

9 - Fuja da Imoralidade Sexual

Não sobreveio a vocês tentação que não fosse comum aos homens. E Deus é fiel; ele não permitirá que vocês sejam tentados além do que podem suportar. Mas, quando forem tentados, ele mesmo providenciará um escape, para que o possam suportar.

1 Coríntios 10:13

Está sendo tentado a fazer algo errado? Deus dá uma saída, mas precisamos estar atentos aos métodos bíblicos para fugir das armadilhas do pecado.

A imoralidade sexual começa pequena, mas se não for interrompida sai de controle de forma muito rápida. As pessoas querem fazer o que quiserem com quem bem entender. E isso leva ao mundo onde vivemos atualmente - um mundo pervertido onde o tráfico sexual é uma indústria de bilhões de dólares.

Mas este não é o caminho de Deus. Todos precisam estabelecer limites e responsabilidades. Se for tentado de alguma forma, compartilhe essa tentação com uma pessoa de confiança. As más ações desejam segredo e, se o conseguem, crescem. Deixar a luz entrar trará sabedoria e uma saída.

10 - Lembre-se de que Deus está com você

ensinando-os a obedecer a tudo o que eu ordenei a vocês. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos

Mateus 28:20

Jesus disse de forma clara que estaria com você. Seu papel é não gostar de errar. Por isso, se esforce para colocar em prática seus ensinos e não deixe o peso da culpa te cegar. Todos vamos errar, mas o importante é ter em mente que cada dia é uma história. Seu erro não te define, jesus te define. Se você deixar, Ele te ajudará, te amará e trará paz para a sua vida.

 

Copyright © 2024 Compartilhe Boas Novas - Todos os direitos reservador.
cross