O que é obedecer a Deus? Veja um estudo simples!

Obedecer a Deus estudo simples

Sami Jo foi uma missionária no Camboja e tinha o desejo de obedecer a Deus. Morava em uma cabana na Tailândia perto da Zona desmilitarizada. Ela era uma fisioterapeuta profissional e altamente qualificada e estava lá com imensa vontade de usar suas habilidades para trabalhar com soldados que perderam membros na guerra. No seu coração ela estava lá para servir a Deus assim.

Além de ajudar os soldados a se recuperarem, também esperava compartilhar o Evangelho quando tivesse oportunidade. Essa era a ideia dela no começo. Mas de repente, foi colocada na tarefa de cuidar de infecções e enfaixar feridas.

E agora? Onde ficaria suas habilidades como fisioterapeuta experiente? Além disso, ela havia demorado anos para se profissionalizar e havia planejado trabalhar com todo o coração naquele lugar para Deus. Nada de suas verdadeiras habilidades seriam usadas.  Apenas deveria tratar feridas abertas.

Muitos ficariam chateados e considerariam essa experiência humilhante. Mas, por meio dessa experiência desconcertante, Sami Jo aprendeu sobre obediência. Aprendeu que não estava servindo a Deus por causa de suas habilidades ou do que ela podia oferecer, mas Deus estava procurando pessoas fiéis que O obedecessem. Apenas isso.

Obedecer a Deus é fazer Sua vontade expressa em sua Palavra. É tudo muito claro e devemos nos livrar das ideias que deixam esse caminho complicado.

O que a Bíblia diz sobre obediência a Deus?

A obediência a Deus sempre teve papel importante na Bíblia. Ela possui muitos lugares instruindo sobre como isso deve ser feito e indicando consequências e bênçãos de acordo com nossas escolhas. Mas vamos nos concentrar em um aspecto relevante que aprendemos em nossa pequena história do começo e meditar um pouco mais sobre isso.

Vejamos então dois versículos bíblicos sobre obediência bem interessantes:

Pedro e os outros apóstolos responderam: "É preciso obedecer antes a Deus do que aos homens!

Atos dos Apóstolos 5:29

Os "homens" onde fala esse versículo, pode ser aplicado a você mesmo inclusive. Quanto de nossas vontades não são estúpidas se pararmos para pensar alguns instantes. "Oh Deus! Não aguento essa dor" ou mesmo "Por favor, Senhor, preciso que essa reunião seja cancelada". E então lá vamos nós pedir a Deus para realizar vontades baseadas em nossa visão limitada. Dor, por exemplo é difícil, mas o que ela ensina? Essa é a pergunta mais importante.

Se algo não aconteceu como você previu, confie, repense, ore. É muito provável que algo não está muito claro para você no momento, apesar das dificuldades.

Oferecer o nosso melhor é fazer a vontade de Deus?

Vejamos outro caso em que a Palavra de Deus nos fala sobre obediência:

Samuel, porém, respondeu:
"Acaso tem o Senhor tanto prazer
em holocaustos e em sacrifícios
quanto em que se obedeça
à sua palavra?
A obediência é melhor
do que o sacrifício,
e a submissão é melhor
do que a gordura de carneiros.

1 Samuel 15:22

Lembra que a fisioterapeuta Sami Jo esperava oferecer o "seu melhor" no trabalho do Senhor? Podemos imaginar sim, que isso seria o equivalente à sua melhor oferta. Mas a Palavra de Deus é clara: nossas obras, ofertas, por mais úteis e melhores que forem, aos nosso olhos, diante da sabedoria de Deus podem ter outro significado.

Quando nosso caminho é mudado e optamos por obedecer a Deus, estamos simplesmente nos rendendo a maior sabedoria do universo. Então o que são nossas vontades frente a isso?

Porque parece ser difícil obedecer a Deus?

Obedecer a Deus com alegria
Uma coisa não existe sem a outra. Só obedecendo a Deus somos felizes.

Encontramos uma brilhante resposta de Jon Bloon, no site DesiringGod, ministério de John Piper. Ele diz, em resumo, que achamos a obediência difícil, porque acreditamos que ela nos fará infelizes. É estranho, mas faz sentido. Obedecer a Deus na nossa mente, está atrelado a sermos triste, sobrecarregados.

Veja mais sobre essa ideia e como vencer o pecado aqui

Além disso, pela nossa ansiedade, somos tentados a pensar sempre nas coisas a curto prazo. Sabe quando você precisa fazer uma dieta, mas adora comer doces? É mais ou menos assim que funciona essa dinâmica. O doce é bom, mas a longo prazo vai te prejudicar. Com o tempo, você adquire o gosto por comidas nutritivas e remodela o paladar. Com o pecado é a mesma coisa. A alegria sempre é passageira.

“Alegrai-vos no Senhor, e regozijai-vos, vós justos; e exultai, todos vós que sois retos de coração”.

Salmos 32:11

No antigo testamento, encontramos um Deus executando sua justiça contra os povos idólatras. Então as vezes nos assustamos com o rigor dEle. Mas mesmo ali, encontramos diversas passagens onde é possível entender que a verdadeira vontade de Deus é que sejamos alegres e felizes. Que nos regozijemos nEle. Isso está por toda a Bíblia.

Obedecer nos leva à verdadeira felicidade. Precisamos confiar em Deus, assim como confiamos no nutricionista que nos passa uma nova forma de nos alimentar, visando uma vida mais saudável. Quando conseguimos nos acostumar com a dieta, temos saúde e felicidade mais duradouras.

Se não conseguirmos obedecer a Deus estamos perdidos?

Aqui vamos falar sobre uma armadilha terrível. Em primeiro lugar, temos que entender que sempre vamos pecar e ir na direção contrária à vontade de Deus. Não importa o quanto nos esforcemos. É da nossa natureza. Ponto.

Agora, o grande truque do inimigo é nos afastar de Deus para cada vez que estarmos longe de sua vontade. Como você pode ter percebido, oportunidades de ficarmos longe de Deus, nunca faltam. E pior, ficamos sem saber também como obedecê-lo já que nossa visão fica turva pelo pecado e nossa sensibilidade também. É isso que deixa tudo muito difícil de lidar.

Mas o que devemos fazer? Vamos ver o que diz a Bíblia:

Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo.

1 João 2:1

Deus deixou instruções claras de como devemos obedecer a Ele na Bíblia. Além disso, Ele apontou o caminho caso nos desviemos. É Jesus que nos tira do laço do inimigo que tenta nos afundar em culpas e nos afastar de Deus. Jesus pega então nossa culpa e nos livra da armadilha.

Em certos momentos nossa sabedoria é enganada pelo ego, como vimos na historia do início. Então perdidos, podemos pecar criando fantasias de que fazemos algo até honroso para Deus.

Aprendamos de uma vez por todas que Deus sabe o que faz. Obedecer a Ele não é difícil, mas devemos confiar no futuro que Ele nos reserva, tendo em vista a nossa salvação e não coisas materiais.

 

Copyright © 2024 Compartilhe Boas Novas - Todos os direitos reservador.
cross